Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pico do Alcobaça

Ampliar imagem Pico do Alcobaça
Foto: Alexandre Berner
Pico do Alcobaça
Cadastrada por: Luciano Bender, em 01-12-2017 às 09:24
Descrição: Montanha síbolo do Centro Excursionista Petropolitano, possui apenas uma via de escalada em sua face noroeste, cujo acesso é feito pelo bairro Bonfim, partindo-se do cume da Pedra do Mãe D`água. A vistosa parede oeste possui um enorme diedro que forma um número sete. Esta formação na parede é tão peculiar a ponto de fazer com que o Alcobaça também seja conhecido como "Pedra do Sete". A Reserva Ecológica do Alcobaça é uma área de preservação permanente da floresta de seu entorno, de onde brotam diversas nascentes responsáveis por abastecer grande parte da região.
Como chegar à base: Para acesso à via "Face Noroeste": do início da Estrada do Bonfim, anda-se por 2,9 km até uma bifurcação. Para a esquerda, segue a Estrada do Mata-Porcos (caminho para as escaladas da Pedra do Cone). Deve-se tomar o caminho da direita, uma pequena descida onde, dentro de uma curva, há uma ponte e, logo após, a Escola Municipal Odette Young Monteiro, à esquerda. Há placas indicando o caminho para a Pousada Paraíso Açu, que é o mesmo para a Pedra Comprida. A partir daí, 800 m depois fica o ponto final do ônibus que faz a linha "Bonfim". Em frente ao ponto final do ônibus há um bloco onde está localizada a via Âmago do Ser, provavelmente a fenda de escalada esportiva mais difícil de toda a cidade. Continuar pela estrada principal, seguindo por mais 1,6 km até o Bar do Tchê, onde está localizado o Poço do Pinheiral. Seguir pela principal, cruzar a ponte e, na bifurcação seguinte, 300 m adiante, tomar a estrada da esquerda, seguindo as placas para a pousada. Mais 300 m à frente, há outra bifurcação. À direita é a estrada que dá acesso à antiga capela da Fazenda Sampaio. Outra vez, continuar pela estrada da esquerda e virar na primeira à direita, seguindo a estradinha até visualizar uma grande crista à direita do Alcobaça. A crista da esquerda dá acesso ao cume do Alcobaça, por caminhada. Já a da direita é a que dá acesso ao cume do Mãe D'Água e, para se escalar a Face Noroeste do Alcobaça, é por esta crista que se deve subir. Chegando à parte mais alta dela, basta seguir à esquerda em direção à parede da Face Noroeste.

Para acesso ao "Paredão Pintando o 7": O Acesso à base da via se dá através da Rua Dr Carlos Tyl nº500, na trilha que vai para a montanha Cabeça de Cachorro. A partir daí, segue-se normalmente a trilha da mesma.
Seguindo do fim da Trilha da Cabeça de Cachorro, se está de frente para a montanha Mãe D'Água. Então, toma-se rumo descendo em direção ao fundo do vale, tendendo para a direita, até encontrar com canos de captação de água.
Seguindo ainda em frente, encontra-se o início do fundo do vale. Caso possua GPS, calibre-o nas seguintes coordenadas:

Latitude: 22°27'55.27"S
Longitude: 43° 7'22.85"O

Estas são as coordenadas do início do fundo de vale.

Na imagem, o mapa mostra todo o fundo do vale, com alguns pontos de referência que foram demarcados na primeira investida da caminhada de acesso. Então, apesar de um pouco cansativo, o caminho se dá o tempo todo sobre, ou costeando, um riacho do fundo do vale. Sair de lá por terra em caso de necessidade de algum tipo de resgate seria, no mínimo, muito difícil.